Tô viva! Updates ;)

Gente, tô aqui hihi. É bom saber que vocês gostam de ler aqui e me incentivam a escrever – então estou postando do celular no caminho da roça :)

Há duas semanas finalmente mudamos pro apê novo e maior, na ilha Lidingö, e ainda estamos organizando as coisas. Hoje colocaram as estantes de livros e semana que vem começam arrumar a cozinha. Nosso sofá ainda não chegou mas temos tv e mesa novas e lindas ;)

Como vocês sabem, mudei meu endereço pra pedir meu visto novo e agora mudei de novo pro apê atual. Só que como é a “comunidade” (kommun) que “paga” pela minhas escola, eles tem que autorizar que eu estude em outra kommun (no caso, a que eu estudo agora, perto da casa da família entre as horas que não estou trabalhando). Aí levei um papel lá na escola perto de casa, que por pura coincidência é na minha rua apenas, haha. Lá falaram que possivelmente não vão me autorizar porque se eu moro lá, eu tenho direito de estudar lá e não em outra kommun. Fiquei puta :) Não me deram resposta definitiva mas notei que eles não querem pagar a mais pra eu continuar onde estou. Ok, fui pra escola normal perto do trabalho, adoro, e terça que vem faria a prova pra ir pro próximo nível (minha vida é uma novela, eu perdi essa prova 5 semanas atrás porque não pude ir) e aí minha profa atual me fala que não posso fazer porque eles ainda não deram o aval na outra kommun e não tenho registro no sistema dessa. Quase chorei e meus colegas de classe me olhando com pena porque sabem o quanto eu queria já ter feito essa prova em janeiro, imagina agora. Bom, uma colega me disse que se eu pagasse e fizesse particular comp se eu não estudasse lá, eles poderiam me dar a prova e eu pedi pra minha profa verificar pra mim. Depois da pausa ela me deu a inscriçao da prova pra abril, mas com o pequeno detalhe que é pra prova final desse curso porque ela acha que estou apta e aí eu termino depois da prova já!!!! Todosfeliz!!! Bom, tenho que pagar 500kr porque essa prova porque pelo que eu li é pra pessoas que chegam aqui e já estudaram sueco e querem ter o comprovante de nível.
Yay! Só que ela disse que como eu não tô mais registrada lá, eu não sou aluna de verdade mas que sou bem-vinda nas aulas e que me querem lá <3

Hoje também peguei minha identidade sueca e vou abrir conta em outro banco pra eu pegar um cartão melhor, na minha conta de au pair não posso fazer nada.

Hoje e amanhã estou de folga porque a família foi esquiar por essa semana ser de férias escolares, como hoje nos adiantamos e apresentamos um trabalho em grupo na escola que era pra amanhã, amanhã vou curtir minha folga de boa :)

Sábado tenho um trabalho extra na casa da uma brasileira pra servir convidados e isso pagará minha prova ;)

E ahh, todos os finais de semana agora a Julia me liga no celular pra contar coisas e ainda fala "to com saudades" e "te amo" (imaginem se chorei ;)), a primeira vez a gente nunca esquece!

Bom, então é isso! Indo pra casa pra ver as estantes e encontrar meu loiro ;)

Beijo!

Anúncios

Começando a viagem pra SP!

Estou no momento no aeroporto de Sthlm esperando o avião pra Amsterdan, minha primeira parada. Lá, vou passar a noite na casa da Isa (uma colega de net au pair) que por sorte mora pertinho do aeroporto e me ofereceu abrigo, já que o voo pra SP é só amanhã de manhã. Vou agora e meu amor vai daqui 10 dias.
Tô muuuito ansiosa pra chegar lá e abraçar todo mundo, não tenho nem palavras. 1 ano e meio de saudade, que matarei em menos de 24h!

Aliás, estes últimos dois meses foram muito bons! Finalmente encontramos um apê ótimo e compramos, vendemos o nosso essa semana, compramos uma cama maior e agora a viagem pro Brasil. Muito feliz!

Beijos e boas férias pea todos nós!

20131215-183408.jpg

As novas aulas

Eaí, tudo bem?

Essa semana comecei o curso “novo” (que depois eu vi que entrei no estágio 4, mas ok) que é sueco C e D mas direcionado à área de saúde. Duas professoras por semana, um monte de gente que nunca vi, muitos africanos gente boa (que estão se igualando na quantidade de árabes), mas nessas aulas conversamos mais em sueco e eu até passei o intervalo todo conversando com umas mulheres, só em sueco, bem legal.
Mas uma coisa que eu acho muito desrespeitosa é apontar o dedo pras escolhas do outro, principalmente querendo expor na frente da sala. Estávamos fazendo um trabalho que cada grupo escreveria num cartaz o que sabe da Suécia agora que mora aqui e depois falar pra sala. Um dos grupos escreveu que “os suecos dizem que Deus não existe” e quem falou isso foi uma mulher do Congo que usa brincos enormes escrito “Jesus” e num tom de “isso é errado”. Bom, cada um tem sua opinião. Mas em vez de ficar quieta depois, não: foi perguntar pra coitada da professora o que ela achava. A prof. ficou tão sem graça! Riu e perguntou o que a mulher achava, e essa retrucou a professora “mas eu quero saber o que você acha” TIPO, eu me vi levantando e já falando um monte pra mulher, mas como não sou barraqueira, fiquei na minha só observando e tendo vergonha alheia. Felizmente a prof. conseguiu desconversar e seguir com a matéria.
Eu acho assim: quer acreditar em deus? Beleza. Quer acreditar no capeta? Beleza. Quer acreditar em porra nenhuma porque você acha que não existe? Beleza. Cada um com seus pensamentos e crenças. Ela pode até pensar que é “errado” não acreditar em deus da mesma forma satanistas acham ridículo acreditar e ateus acham ridículo os dois. Mas pensar é uma coisa, agora querer expor o outro, principalmente na frente de mais de 20 pessoas quando essa pessoa está obviamente não confortável em responder, é desrespeito, somente.
Peguei birrinha da mulher agora… Ela é muio engraçada quando quer mas achei isso zoado. Pessoas assim eu não quero ficar perto, sabe?!
A população da Suécia é realmente muito menos crente que em outtos países, a Escandinávia no geral, eu acho. Não vejo nada de errado nisso, ninguém invade minha opinião e não invado a de ninguém. Não é de hoje que estou farta de assuntos de religião e agora eu me sinto bem melhor por não ligar a tv e ter que dar de cara com um Feliciano ou Padre Marcelo da vida (mesmo o padre sendo menos zoado que o outro hahaha).

Bom, hoje não vou pra aula porque to em casa com a Kelly e também só teria 1h30 de aula no computador.

Beijos!
Dia 16 chegando, yay! ;)

Novidadjis ;)

Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

No último post eu tinha acabado de começar o primeiro curso de sueco [que foi mais pra ver o ‘abc’ e nivelar os alunos], primeiro com a prof. novinha que eu adorava e ela era super rápida, depois com a tiazona que é legal mas lerda e sem foco. Fazer o quê. Também a minha colega Kate faltou por duas semanas seguidas, aí eu só fiquei com a Magdolin e os outros que falam árabe e tô sabendo umas palavras, hahah. Tive que escolher entre alguns cursos que direcionam pra certas profissões, então como eu não pude entrar no que eu queria por falta de bacharelado, escolhi na área de saúde – então estudo sueco mas voltado pra essa área e parece que no final do curso posso fazer um estágio.

Ah, entreguei os papéis do visto pro depto de imigração e disseram que pode demorar apenas até 12 meses pra resposta, hahah. Isso me preocupou porque como estávamos planejando ir no verão que vem, se eu não tiver meu visto novo em mãos eu não posso viajar pra fora da Suécia. Posso continuar aqui pra esperar o visto, mas não sair e voltar. Então era tudo muito incerto.

Até que semana passada num dia que eu não ia pro nosso apê, o namorado disse que tinha algo muito bom e importante pra me falar e pediu que eu fosse lá, e eu tava com muita preguiça mas fui. Resumindo a história, os chefes dele queriam dar uma gratificação/bônus/prêmio pelos 4 anos de trabalho dele [e incentivo aos próximos] e simplesmente “ganhamos” uma viagem pro Brasil deles. COMO??!?!?! Eu chorei e gritei tanto quando ele me falou… era uma coisa que nunca passava pela minha cabeça, conseguir ir este ano, assim, do nada. Ele chorou comigo, fofo. Foi foda, acho que eu nunca quis tanto alguma coisa. Só quem mora longe da família e amigos, principalmente se tem crianças envolvidas, sabe como é difícil levar a vida longe de todos e como é difícil manter a mente boa em questão de saudade e perda de contato, porque querendo ou não, acaba diminuindo, pessoas se afastam e vc se afasta de pessoas porque algumas realmente nem fazem questão de você. Principalmente pra quem, como eu, não pretende voltar ao Brasil pra morar tão cedo. Mas enfim [hoje] depois de uma semana, compramos as passagens, eu vou 10 dias antes dele pra curtir mais meus tchucos e tchucas, e vou ficar 25 dias!

Eu não tô acreditando até agora, parece, daqui a 33 dias eu vou ver as pessoas que eu amo e ganhei isso de presente [eu tava juntando dinheiro mas não tinha nem 1/10 do valor…]! Ainda não contei pra mãe, muaha, nem pro meu irmão, acho que vou fazer surpresa. Pra minha Tchu eu contei pq não consigo aguentar, hahah. Agora só esperar. Aliás, vou passar uma noite em Amsterdan quando eu for, pena que não vai dar pra conhecer lá… mas uma colega au pair vai me hospedar :)

Então é isso! Frio chegando devagar, lendo quadrinhos do Sherlock Holmes em sueco, aqui em casa tudo tranquilo como sempre… adiamos quanto a achar apartamentos porque tá muito estressante e difícil…

Em breve volto [post sem fotos, pregz!] ;) Beijos!

De volta à ativa! Resumão

Tags

, , , , , , , , , , , , , , , ,

Ooooooooooooi, tudo bem? Ó quem voltou a postar! Tô levando puxões de orelha via internet por não postar mais! Espero conseguir voltar agora…

No meu último post eu tava voltando ao normal em casa com as crianças e tals, e arrumando o apto com o Anders. Bom, o apto teve as fotos tiradas e o anúncio pode ir ao ar assim que acharmos um novo pra comprar – o que está demorando meses pois ninguém aceita nossas ofertas (y). Meus papéis pra aplicar pro visto estão prontos, exceto a tradução da minha certidão de nascimento e o papel da mudança de endereço, vou entregar tudo semana que vem e depois só aguardar :)

Comecei a escola semana passada e estou apenas AMANDO, minha professorinha tem 19 anos (substituta), mas semana que vem a véinha volta de férias. O nível de sueco da sala muda muito de pessoa pra pessoa, posso dizer sem modéstia que sou uma das melhores lá (até porque sabendo alemão é bem mais fácil assimilar e aprender sueco) e adoro fazer aulas de segunda a sexta porque me forço a estudar. As duas colegas que mais converso são a Kate, da Austráia, e a Magdolin, do Egito *.*. A sala tem bastante gente da Síria, Afegasnistão, Irã, esses países assim…

image (1) image

Meu niver foi dia 6, ganhei presentinhos da família aqui querida e do namorado (vários aliás, fofo), falei com minha família no skype, a Mami parou de fumar e me deu isso de presente s2, minha Julia cada vez mais esperta e linda,  outono chegou e já tá indo embora, já não tá mais tão bonito aqui… Comecei e terminei todas as temporadas de Breaking Bad nesse tempinho, ontem vi o último – masterpiece, apenas… Fui fds passado pra Berlin ver o show da Tarja s2 mas isso eu conto em outro post ;)

image (1)image image (2)

Beijinhos e obrigada por visitar!!!

~

Meu instagram ;)

Semana longa

Tags

, , , , , , , , , ,

Fds passado com meu Amor, claro, limpamos mais uma parte do apartamento, arrumamos a outra metade dos 200 livros que ele tem e limpamos e organizamos na estante os 2000 Cds [sim, dois mil, e tô chutando porque não consegui contar tudo], levamos as bikes pro sótão, enfim. Comidinhas e séries boas, caminhadas e mil risadas, meu namorado lindo. Daí domingo vim pra casa, a mãe da Monica veio pra me ajudar durante a semana já que a Monica ia pra Áustria e o Jonas pro sul. Falei com minhas tchuquinhas no skype 2x no fds, AMEI demais. s2 saudades matantes.

IMG_10401175613_10202004610580773_907408350_n

Kelly voltou pra Dagis [escolinha, creche, como queiram] na segunda e essa vida de acordar 7h de novo, me mata hahaha. Ando bem cansada e por acordar cedo, os dias não passam. Foi muito bom ter a Sandra aqui pra me ajudar. A Josephine chegou outro dia da casa do pai e começou a escola de novo hoje. Tenho andando no minimo uns 10km por dia indo e voltando da Dagis [vou e volto de manhã, vou e volto de tarde], tenho preguiça mas é bom, já que não tenho corrido. A Sandra foi embora hoje e a Monica voltou, mas tá trabalhando. IMG_1033

Ontem encontrei a Matilda, que veio se inscrever na matriz da Uni que ela vai entrar em Köln, então ela passou por Sthlm pra ir pra Västerås e tomamos um sorvete :)
IMG_1079

Que bom que hoje já é quinta, porque tá foda essa lerdeza de semana. Não que eu tenha algo planejado, mãs, né.

Ah, esqueci de falar que eu e Anders decidimos que vamos pedir meu visto de sambo [namorada] pra eu continuar aqui depois do ano de au pair :D Só faz 3 meses que estou aqui mas já estou começando juntar os papéis pra aplicar pro visto. Vai demorar um pouquinho porque preciso de um papel do Brasil e tal. Veremos :)

Amor...

Amor…

Voltando ao trabalho aos poucos…

Tags

, , , , , , , , , , ,

Eaí gente, td bem?

Bom, já faz uns 10 dias que voltei de Londres, mas aqui em Stockholm ainda tá um verãozão [apesar de já estarmos bronzeados e tal ;)]. Bom, fomos no cinema, andamos bastante por aí, aproveitamos o sol, cafés, revistas, cozinhando juntos e vendo filmes e séries. Vimos Wolverine no cinema e não gostamos mas em compensação vimos Oblivion e amamos [pelo trailer eu tinha achado sem graça mas não é, assistam!]. Aquele sentimento de fim de férias. Minha hostfamily voltando do Brasil…

Um dia antes deles voltarem, roubaram minha bike da estação com cadeado e tudo, reportei pra polícia e tals. Então na quinta passada fiz um bolo gelado de chocolate branco pra chegada deles, ficou muuuito gostoso, amei mesmo, e eles também gostaram! Chegaram e ajudei desfazer as malas, Jen e Phine foram pro pai delas no mesmo dia e tals. No dia seguinte fiquei um pouco com eles e ~parti~ pro namorado pro fds, como sempre. Sábado fomos no Brazilian Day encher os buchos, haha. Tempo bom, comidinhas, séries, filmes, corridas, risadas, eu realmente me impressiono com nossa sintonia :) Eu tava zoada no fds anterior chorando toa hora porque li que o show do Nightwish no M’era Luna [perto de BS, onde eu morava], seria o último da turnê, e eu achava antes que eles terminariam com show só deles na Finlândia, o que não vao ocorrer. Perguntei pro empresário deles e ele me respondeu que agora turnê de novo provavelmente só em 2015 com álbum novo. Ou seja: me fodi, lindamente. Estava já há 5 anos sem ver a banda da minha vida, eles tocaram no Brasil em dezembro mas eu já tava na Alemanha, e agora vou ficar mais 2 ou 3 anos sem ver. Muito burra, cara. Não queria gastar dinheiro pagando ingresso de festival só tendo UMA banda que eu queria ver, e acabei não vendo porra nenhuma, palmas. A vida é assim, né. O Anders me agradou fazendo um “Wacken” em casa pra gente com plaquinhas, pulseiras, credenciais, camisetas e baixou show do Nw e assistiu comigo – disse que até iria num show deles por mim, hahah, e olha que ele nem gosta. Acho que o que me zuou mais foi a inveja de ver que meus amigos estavam nos shows e eu poderia estar lá com eles dividindo aqueles momentos. Mas né. Passado, vou ficar remoendo isso por anos que eu tô ligada. Lendo assim parece ridículo, mas vcs não sabem o quanto essa banda mudou minha vida. Eu nem estaria deste lado do mundo se não tivesse começado ouvir NW um dia.

Anyway. Hoje fiquei com as meninas um pouco, mas como Monica ainda tá em casa essa semana é mais tranquilo.

IMG_0856 IMG_0888 IMG_0842 IMG_0813

Sonhei com minha Jula hoje e a cada dia que passa aumenta a saudade e dói muito não estar perto dela. Hoje acho que vamos falar sobre minhas férias em dezembro aqui em casa, espero que dê certo. Eu não quero ficar mais um ano sem ver minha família, cara…

ela...

ela…

É isso, beijos e boa semana [de volta ao trabalho, zzz]

roubaram a bike, sol sol sol, fim de férias, bolo pra eles,
perdi NW

Londres resumão

Tags

, , , , , , , , , ,

Êta minhanossinhora, voltei :)

Tô cansada ainda e já sentindo minhas férias acabando! Ai.

Fomos quarta passada, voltamos segunda passada. Londres é uma mistura de beleza antiga com a nova urbana, calor e tempo lindo mas sufocante nos metrôs, propagando em tudo que é lugar, mas um sistema de transporte que funciona, comidas ótimas em todo lugar, lugar barato pra comprar roupas e sapatos [fiz a festa], quando choveu foi tipo por 10mins e ok, PESSOAS incríveis de se conhecer por minutos, sério, pessoas de bem com a vida demais [só como exemplo, um belo dia um atendente não deixou o Anders pagar o café porque a vida é bela e etc, ou o “mendigo” super vivido que fala 5 línguas que fomos pedir informação e ficamos conversando por mais de 1h porque ele tinha histórias sobre o pai na 2ª  guerra e tudo mais…] eu amei aquele lugar.
Nunca me imaginei indo pra lá porque pra mim era um destino super-estimado de todo mundo que eu conheço… mas aí malandro, chego lá de boca aberta pra tudo… foi uma das melhores viagens da minha vida. Desde o hotel às comidas e às vistas, lugares pra visitar, enfim. Foda demais, obrigada ao meu lindo namorado. Que aliás fez um ótimo trabalho com mapas e roteiros.

Se eu for tentar citar aqui tudo que fizemos, não vai dar. Visitamos os pontos turísticos porque eu nunca tinha ido né, Big Ben, Westminston Palace, Buckingham Palace, London Eye [só de longe], Museu Nacional [quadros de Picasso, Monet, foda], Trafalgar Square, Picadilly Circus, Tower Bridge perfeita, Camden Market, Bricklane Market, Covent Garden, Portobello Road, Notting Hill,China Town, Selfridges, Harrolds, Primark, Hyde Park, olha, foram 5 dias que renderam muito [e esses lugares são minha dica pra quem for pra lá]. Isso porque fomos idiotas o suficientes pra perder o trem por UM minuto, pra ir pra Hastings, uma cidade litorânea. Chorei mil litros, sério. Mas o que consolou foi que lá ia chover o dia todo, enquanto em Londres continuou mil graus e sol do senegal :)

Eu não conseguiria resumir esta viagem, pra vcs terem uma idéia também o hotel que ficamos é um Hotel/Spa, então claro que aproveitamos tudo hahah, e lá tinha uns rappers famosos e depois na saída eu ainda vi o guitarrista da Marianne no Dandylion mundo pequeno, pena que não deu pra falar com ele. Voltamos com o coração apertado de férias acabando e aquele tempo maravilhoso que fez lá e tals, as comidas, os lugares, as pessoas incríveis, as fotos, as impressões, tudo. Eu espero que logo o Anders vá tocar lá com DSO pra eu ir junto :P

Então, fotos:

Trafalgar Square

Trafalgar Square

Picadilly Circus

Picadilly Circus

Tower Bridge fodona

Tower Bridge fodona

IMG_0721

London Eye [não fui, muito caro]

London Eye [não fui, muito caro]

metade das comprinhas heh

metade das comprinhas heh

Tower Bridge

Tower Bridge

do alto da Tower Bridge

do alto da Tower Bridge

Buckingham Palace e um milhão de pessoas

Buckingham Palace e um milhão de pessoas lá atrás

Tanããã

Tanããã

 

 

Pregz de verão, Gröna Lund, museus…

Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

Gente, é uma preguiça sem tamanho ahaha.

E na verdade tô é com um medo de quando esse tempo bom acabar [daqui poucas semanas], e quando vier o frio, de eu querer ficar infurnada dentro de casa todo dia e tals, porque o frio é realmente demais e eu já sou pregz né…

Fui finalmente no Gröna Lund, o parque de diversões e amay, fui em 3 montanhas russas e uma delas foi a Insane, como o nome diz, acho que foi a mais insana que eu já fui na vida. Pena que é muito rápido. A Limit na Alemanha também foi foda. Mas enfim, a irmã do Anders veio esse fds com o marido e os filhos [Oliver e Emma] e era aniversário da pequena então fomos no parque, comer hamburguer, museu, etc. Bem cansativo, mas muito bom.

IMG_0422 IMG_0425

Insaaaane

Insaaaane

Andrs, Marika e Oliver fofinho

Andrs, Marika e Oliver fofinho

Emma linda

Emma linda

IMG_0410  Hoje só tomamos sol e encontramos eles pra nos despedir, depois fomos no Moderna Museet pra ver uma exposição de Pop Art, bem legal. Tava bem calor hoje, tô bem cansada. Aí vim pra casa, quarta vamos pra Londres, aee /o/

IMG_0441 IMG_0444 IMG_0446 IMG_0447a

 

Queria que ficasse o tempo assim 11 meses do ano, aí 1 mês com neve e ok. Mas né. :( nada é perfeito. Os dias já estão mais curtos… eu com medo do frio…
Enquanto é férias e verão, ok né…
Hoje mais cedo eu brincando de esconde-esconde com o amor da minha vida no skype ;) ela já tá formando frases! Tão rápido…

s2

s2

Se eu não escrever mais essa semana, sóóó dia 30 qdo eu voltar de Londres, então beijos!

ps: A dupla brasileira de nado sincronizado usou dua músicas do DSO [banda do Anders] no mundial de Barcelona hoje mais cedo s2
ps²: minha Marianne teve seu bebê hoje, oumaigódi… mto amor…

 

Impostos III, calor, Juju

Tags

, , , , , , , , , ,

Só passando rapidinho pra falar que esses dias tem feito um calor do senegal comparável ao do Brasil e tals, pegando bronze, aloka. Amanhã a irmã do Anders vem com a família dela pra Sthlm porque é niver da sobrinha dele, Emma, e vamos almoçar e ir no Gröna Lund, parque de diversões, uhu. Eu que já adoro né, hahah.
Nossa, ontem assistimos World War Z em 3D, QUE FILMASSO! E trilha sonora do Muse, muito amor.

Novidade: Chegou minha decisão do Skatteverket, 11%, VITÓRIAAAA AEEEEEE s2 obrigada Jack e mulher que falou cmg no tel e me explicou direito :) yay 11% é justo pra mim.

1011290_10201781533243979_163416264_n

E só pra deixar aqui mais bonito, a minha princesa Juju :)

IMG_7934 IMG_7935 IMG_7943Beijos e bom fds!!